Embora a ética esteja sempre na moda e todo mundo constantemente fale dela, ninguém chega realmente a acreditar que ela seja importante, e até mesmo essencial para se viver, o que leva a uma questão: o que é ética?
A palavra ética vem de ethos, de origem grega que fala sobre os hábitos dos homens, possuindo várias interpretações, entre elas a de que é uma parte da filosofia, cuja teoria estuda o comportamento moral, relacionando essa como o "exercício das condutas" sendo também entendida como um tipo ou qualidade de conduta que se é esperada das pessoas como resultado do uso de regras morais presentes no comportamento social.
Mais importante do que conhecer o significado da palavra é que se entenda como a ética afeta a vida de todas as pessoas. A ética discute os valores traduzidos na felicidade das existências humanas, com maior bem-estar e qualidade de vida, assim como atingir valores como a dignidade, a liberdade e a cidadania, visto que a vivência em sociedade requer o estabelecimento de regras de conduta, os quais sejam capazes de viabilizar a convivência e limites do comportamento social.
A ética é vista como uma reflexão sobre a influência que é exercida sobre nossa subjetividade através do código moral estabelecido na sociedade em que vivemos, assim como a forma com a qual reagimos perante essas prescrições de condutas, aceitando ou não de forma integral esses valores normativos e, dessa forma, até que ponto nós damos o efetivo valor a tais valores.
Qual a sua importância?
Na medida em que entendemos o quão importante é a ética para a sobrevivência humana com devida integridade e qualidade de vida, somos capazes de compreender a complexidade envolvida em suas relações com outros campos do saber e da prática, fundamentais à vida humana em sociedade.
Os princípios éticos estão presentes diariamente na nossa vida, mesmo que não paremos para refletir sobre eles diretamente, e isso não é diferente na Constituição Federal que, em seu artigo 37, consagra os princípios que devem nortear a conduta de agentes públicos, pois a ética deve sempre ser a base fundamental da atividade estatal, promovendo o aperfeiçoamento da conduta ética através de um conjunto de regras.
Qual o papel da escola com a ética?
O ser humano nasce sem valores éticos, se tornando realmente humano apenas após ser acolhido no meio social com convívio afetivo das demais pessoas, pois precisa de cuidados constantes afim de sobreviver e adquirir pensamento, simbolização e imaginação, conteúdos essenciais para a construção de uma identidade própria do indivíduo.
A aprendizagem formal desses valores éticos só pode se dar por meio de relações humanas que devem ser cultivadas desde cedo, com muitos dos valores que possuímos quando mais velhos sendo adquiridos ainda quando pequenos na família e na comunidade, através da observação de comportamentos de outras crianças e adultos.
As escolas devem aceitar a formação profissional como um processo que significa não existir separação entre esta e a formação pessoal assim como reconhecer que não há presença de tais formações sem a relação com o outro, no qual o comportamento ético é indispensável.
O cotidiano escolar apresenta diversos problemas de natureza social, política e econômica, que estão imersos nas contradições no cenário educacional, sendo imersa a importância da compreensão da ética e as condutas que interferem no fazer didático e psicológico do professor, de forma que a escola deva ser uma instituição com a missão de cultivar a socialização do saber sistematizado em seus alunos, para a qual é necessário o ensino da ética, necessária para a formação do indivíduo e convívio em sociedade.
Referências Bibliográficas
RIBEIRO, Paulo Silvino. "O que é ética?"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/o-que-etica.htm. Acesso em 09 de novembro de 2019.
SILVA, Marta P. “Ética todo dia”; Canal do Servidor. Disponível em: https://canaldoservidor.infraestrutura.gov.br/artigos_etica/4726-%C3%A9tica-todo-dia.html. Acesso em 09 de novembro de 2019.
Comentários
Postar um comentário